quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vasco da Gama chegou a Índia

Em Julho de 1947, Vasco da Gama zarpou de Lisboa, dobrou o Cabo da Boa Esperança e chegou à costa este da Índia. Com a ajuda de um mercador índio que conheceu lá, atravessou o Oceano Índico. Não teve uma boa recepção por parte dos mercadores muçulmanos de Calcutá e em 1499 teve que fugir do porto para iniciar o caminho de volta a casa. Em 1502 liderou uma esquadra de barcos a Calcutá para vingar os massacres anteriores de outros exploradores portugueses e o seu êxito foi completo ao subjugar os nativos. Em 1524, Vasco da Gama foi enviado como vice-rei à Índia, mas ficou doente e morreu em Cochim.

O Pau-Brasil deu início a devastação do nosso meio-ambiente?

Esse foi sim o início da devastação no nosso meio-ambiente, e um dos grandes responsáveis são os indios que davam o Pau-Brasil em troca de quinquilharias.

O Escambo do Pau-Brasil


As numerosas tribos indígenas no litoral brasileiro facilitaram a exploração do Pau-Brasil, que era obtido por meio de trocas (escambo). Os índios davam o Pau-brasil aos portugueses e a outros europeus em troca de quinquilharias (espelhos, pentes, guizos, colares de miçangas) e de algumas ferramentas (machados, facas). Os índios abatiam as árvores de até 15 m, às vezes com 1 m de diâmetro na base do tronco, cortavam-nas em toros e as desgalhavam. Em seguida transportavam o Pau-Brasil até as feitorias ou os navios. Esse sistema levou à destruição de boa parte das matas costeiras do Brasil.

Carta de Pero Vaz de Caminha



Foi escrita por Pero Vaz de Caminha em Porto Seguro, entre 26 de abril e 2 de maio de 1500. A carta apresenta também um valor histórico. De um lado, tem a importância de ser o registro documental do descobrimento ou da entrada do Brasil na história universal, constituindo uma espécie de certidão de nascimento do nosso país.